Julia Schwening Dermatologia
Área: Identidade Visual, 3D
-
Julia Schwening é uma jovem médica dermatologista que abriu o seu consultório em 2022. Seu diferencial é oferecer um espaço atualizado que mescla a seriedade e profundidade de uma dermatologia baseada em evidências científicas com acolhimento e conforto ao receber as pessoas em seus diferentes ciclos de forma segura, cuidadosa e sensível. Com uma visão integral da área – clínica + cirúrgica + estética – Julia deseja modernizar a prática dermatológica nas cidades onde atende, no interior do Rio Grande do Sul. Para fazer jus a esta visão, o principal ponto que a identidade visual da sua marca deve incorporar é a complementaridade dos diferentes pilares que guiam o atendimento da médica.
-
No processo de conceituação, os pilares do atendimento de Julia foram categorizados em duas dimensões: 01) a racional (seriedade, profundidade, ciência, segurança) e 02) a emocional (acolhimento, cuidado, conforto, sensibilidade). A partir dessa percepção, complementada por uma pesquisa a fundo sobre a dermatologia, as ideias de multidimensionalidade e sensações físicas foram estabelecidas para conduzir o desenvolvimento visual da identidade da marca. Multidimensionalidade porque remete a profundidade e complementaridade, tanto no sentido conceitual da marca quanto no sentido literal das camadas da própria derme/pele. Sensações físicas pois é a interação dos sentidos com o material que muitas vezes nos confirma as ideias de acolhimento e conforto – sendo a pele, por meio do toque, um dos nossos principais condutores dessas sensações.
-
Os objetos de estudo da dermatologia (pele, cabelos, unhas) e sua composição (células, camadas, ciclos) são interpretados como matéria física e, sob este olhar, traduzidas de maneira abstrata em formas 3D e texturas orgânicas. Estas são utilizadas como um simbolismo visual para representar os conceitos da marca, que assim são explorados em sensações tridimensionais. Tais elementos são utilizados como recursos de apoio em composições da comunicação da marca. Os outros componentes da identidade visual complementam e equilibram estes elementos de apoio, focando em simplicidade: o desenho do logotipo é claro e sólido, e a paleta cromática, baseada nos diferentes tons de pele, é pouco saturada.